Eco Terra

"Uma simples atitude faz toda a diferença. Recicle. Sustente a Vida!"

terça-feira, 22 de março de 2011

Fontes de Energia Renovável

     É a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis, ou melhor dizendo, naturalmente reabastecidos. As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis). As fontes renováveis são aquelas que têm origem solar. Já as fontes não-renováveis, não é possível repor o que gastamos. Na questão ecológica, fontes alternativas de energia ganham um espaço cada vez maior. Essas fontes alternativas, além de não prejudicar a natureza, são renováveis.

Energia Eólica

     A energia eólica é a energia gerada pelo vento. Utilizada há anos sob a forma de moinhos de vento, pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento. Os especialistas explicam que no Brasil há ventos favoráveis para a ampliação dos instrumentos eólicos. A energia cinética, resultante do deslocamento das massas de ar, pode ser transformada em energia mecânica ou elétrica.

Energia Hídrica

     A energia hídrica é aquela que utiliza a força cinética das águas de um rio e a converte em energia elétrica, com a rotação de uma turbina hidráulica.À exceção das grandes indústrias hidrelétricas, que atendem ao vasto mercado, há também a aplicação da energia hídrica no campo através de pequenas centrais hidrelétricas (PCHI), baseadas em rios de pequeno porte.

Energia de Biomassa

 Há três classes de biomassa: a biomassa sólida, líquida e gasosa.A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.A biomassa líquida existe em uma série de biocombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas "culturas energéticas".

Energia Solar

     Praticamente inesgotável, a energia solar pode ser usada para a produção de eletricidade através de painéis solares e células fotovoltaicas. No Brasil, a quantidade de sol abundante durante quase todo o ano estimula o uso deste recurso. Existem duas formas de utilizar a energia solar: ativa e passiva. O método ativo se baseia em transformar os raios solares em outras formas de energia (térmica ou elétrica) enquanto o passivo é utilizado para o aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas.

0 comentários:

Postar um comentário