Eco Terra

"Uma simples atitude faz toda a diferença. Recicle. Sustente a Vida!"

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Revolução Industrial e sua relação com o lixo produzido

      Antes de ocorrer a Revolução industrial, o lixo produzido pelos humanos era, basicamente, lixo orgânico; por conta disso, não era necessário possuir sistema sanitário ou iniciar uma coleta de lixo, a maior parte das pessoas enterravam o lixo produzido no próprio quintal.
      Após a revolução, as fábricas começaram a produzir, em larga escala, produtos de bem de consumo, o que acabou por acarretar um  acúmulo de lixo no planeta, além disso, com a nova era, o lixo produzido deixou de ser basicamente orgânico e se tornou, em sua maioria, inorgânico. Passamos a dividir o nosso espaço nas ruas com pilhas inacabáveis de materiais distintos, materiais que não são facilmente decompostos pela natureza e que ficam jogados na natureza por décadas.
     Além do aumento na produção de dejetos, a nova era trouxe também um notável crescimento nos aspectos populacionais, uma aceleração no desenvolvimento da sociedade como um todo e trouxe também uma rápida infestação de animais não muito queridos pelos humanos, como os ratos, as baratas entre outros.
     A quantidade exacerbada de lixo acumulado acaba diminuindo a qualidade de vida da população, deixando-a mais vulnerável a doenças, pois empobrece gradativamente os nossos solos, mares e águas. A solução para essa problemática não é complicada, se cada família separasse o lixo seco do molhado e os restos orgânicos dos inorgânicos, este material seria reutilizado; no entanto, a maior parte do nosso lixo é jogado de qualquer forma na natureza.

0 comentários:

Postar um comentário