Eco Terra

"Uma simples atitude faz toda a diferença. Recicle. Sustente a Vida!"

terça-feira, 22 de março de 2011

APA's(Areas de Preservação Ambiental)

      No Brasil, APAs são áreas de preservação ambiental com uma certa quantidade de ocupação humana e cheia de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais. As APAs são uma tentativa, de fazer com que determinadas áreas não sejam ocupadas, dessa forma, o solo não será desgastado além dos limites, diminuindo assim, a poluição edáfica, e preservando o nosso ecossistema.
      É no sudeste que se concentra, a maior quantidade de Áreas de Preservação Ambiental, e uma das suas principais é a APA da Mantiqueira que se localiza nos estados de Minas Gerais( 16 cidades), São Paulo( 7 cidades) e Rio de janeiro(2 cidades) com o objetivo de proteger uma das maiores cadeias montanhosas da região Serra da Mantiqueira.
     Na região norte, destaca-se  a APA do Curiaú, APA do rio Urubuí e APA Igarapé Gelado.Na região centro-oeste, a APA Meandros do Rio Araguaia, APA Rio Bartolomeu, APA da Bacia do Rio Descoberto, APA do Rio Vermelho e APA do Planalto Central.
     Na região Sul, ganham destaque as  APAs de Anhatomirim, da Baleia Franca, de Guaraqueçaba, de Ibirapuitã, Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Rota do Sol e APA Serra do Mar.
     No Nordeste, as APAs da Chapada do Araripe, da Serra de Ibiapaba, da Costa dos Corais, Delta do Parnaíba,  da Barra do Mamanguape,  de Fernando de Noronha, de Itacaré – Serra Grande, de Jericoacoara, da Lagoa do Uruaú, de Piaçabuçu e APA da Serra da Tabatinga, ganham grande destaque.

0 comentários:

Postar um comentário